sábado, 16 de junho de 2012

A obra da Monalisa



Oi, vou falar sobre Leonardo da Vinci e da sua obra Monalisa:
  
Pintado por Leonardo da Vinci em 1503, decididamente a Monalisa é o quadro mais famoso do mundo.
Nenhum outro quadro gera tanta controvérsia, polêmica, discussão e questionamento, alimentando a existência de várias teorias de conspiração. Há várias pessoas que acreditam que Leonardo da Vinci não queria simplesmente pintar um retrato, mas incluir mensagens secretas e pistas misteriosas. O best seller Código da Vinci é mais um, se bem que o mais bem sucedido, mas não o único a espalhar essa teoria.

O famoso e intrigante sorriso que aparece e desaparece

Leonardo da Vinci utilizou amplamente no quadro uma técnica de pintura conhecida como sfumato, técnica artística usada para criar efeitos de luz e sombra num desenho ou numa pintura.

Apesar de não ter sido Leonardo da Vinci quem criou essa técnica, foi o primeiro a usá-la numa pintura e de uma maneira totalmente inovadora. Passando verniz sobre a tinta a óleo, descobriu que os dois ingredientes reagiam entre si, diminuindo as marcas das pinceladas de tinta no quadro e proporcionando uma aparência muito mais suave, além de obter o efeito sombreado que ele queria dar principalmente nos olhos e lábios da modelo. 

Leonardo repetiu esse processo inúmeras vezes, aplicando diversas camadas muito finas de tinta e verniz, quase transparentes. A técnica trouxe um resultado final deslumbrante, e quase não se percebe marcas de tintas na pintura.
Margaret Livingstone, professora de neurobiologia da universidade de Harvard, Estados Unidos, publicou um trabalho no qual diz que as sombras utilizadas no quadro são melhores percebidas pela nossa visão periférica, afirmando que Leonardo utilizou intuitivamente uma técnica que somente agora começa a ter base científica.

Essa técnica faz com que, ao olharmos para os olhos da Monalisa ou para a paisagem ao fundo, vemos um sorriso como o dos quadros da esquerda e do meio do quadro abaixo, e achamos que ela está sorrindo. Mas quando olhamos diretamente para a sua boca, vemos o sorriso do painel da direita, e parece que ela não está sorrindo mais.
O fato de tamanho do sorriso variar tanto dependendo do ângulo do nosso olhar, dá ao quadro uma aparência dinâmica, e o fato do sorriso desaparecer quando olhamos diretamente para ele, o faz parecer ilusivo.

Por isso, para ver a Monalisa sorrir, precisamos olhar para qualquer outro lugar do quadro que não diretamente para a sua boca.

Esse é o grande fascínio exercido pelo quadro e a prova do talento de Leonardo Da Vinci.

Rendley

Nenhum comentário:

Postar um comentário