Oi, vou falar sobre Leonardo da Vinci e da sua obra Monalisa:
Nenhum outro quadro gera tanta
controvérsia, polêmica, discussão e questionamento, alimentando a existência de
várias teorias de conspiração. Há várias pessoas que acreditam que Leonardo da
Vinci não queria simplesmente pintar um retrato, mas incluir mensagens secretas
e pistas misteriosas. O best seller Código da Vinci é mais um, se bem que o
mais bem sucedido, mas não o único a espalhar essa teoria.
O famoso e intrigante sorriso que aparece
e desaparece
Leonardo da Vinci utilizou amplamente
no quadro uma técnica de pintura conhecida como sfumato,
técnica artística usada para criar efeitos de luz e sombra num desenho ou numa
pintura.
Apesar de não ter sido Leonardo da
Vinci quem criou essa técnica, foi o primeiro a usá-la numa pintura e de uma
maneira totalmente inovadora. Passando verniz sobre a tinta a óleo, descobriu
que os dois ingredientes reagiam entre si, diminuindo as marcas das pinceladas
de tinta no quadro e proporcionando uma aparência muito mais suave, além de
obter o efeito sombreado que ele queria dar principalmente nos olhos e lábios
da modelo.
Leonardo repetiu esse processo
inúmeras vezes, aplicando diversas camadas muito finas de tinta e verniz, quase
transparentes. A técnica trouxe um resultado final deslumbrante, e quase não se
percebe marcas de tintas na pintura.
Margaret Livingstone, professora de
neurobiologia da universidade de Harvard, Estados Unidos, publicou um trabalho
no qual diz que as sombras utilizadas no quadro são melhores percebidas pela
nossa visão periférica, afirmando que Leonardo utilizou intuitivamente uma
técnica que somente agora começa a ter base científica.
Essa técnica faz com que, ao olharmos
para os olhos da Monalisa ou para a paisagem ao fundo, vemos um sorriso como o
dos quadros da esquerda e do meio do quadro abaixo, e achamos que ela está
sorrindo. Mas quando olhamos diretamente para a sua boca, vemos o sorriso do
painel da direita, e parece que ela não está sorrindo mais.
O fato de tamanho do sorriso variar
tanto dependendo do ângulo do nosso olhar, dá ao quadro uma aparência dinâmica,
e o fato do sorriso desaparecer quando olhamos diretamente para ele, o faz
parecer ilusivo.
Por isso, para ver a Monalisa sorrir,
precisamos olhar para qualquer outro lugar do quadro que não diretamente para a
sua boca.
Esse é o grande fascínio exercido
pelo quadro e a prova do talento de Leonardo Da Vinci.
Rendley
Nenhum comentário:
Postar um comentário